terça-feira, 25 de outubro de 2016

Alunos da rede pública apresentam projetos de pesquisa

 
Desenvolver pesquisa na escola é o principal objetivo do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBICjr). Na última quinta-feira, 20, foram apresentados 13 projetos no Colégio Aplicação. Os projetos foram desenvolvidos na escola por alunos e professores.

A professora doutora, Eva Maria Siqueira, destacou a importância do programa na formação dos alunos. “O PIBICjr é um programa importante porque são os alunos da educação básica que começam a pesquisar e entender as etapas da pesquisa. Os alunos que são do PIBICjr, provavelmente  irão continuar os estudos com as pesquisas, se envolver com professores que fazem as pesquisas nas instituições de ensino superiores”, afirmou Eva.

O estudante do Instituto Federal de Sergipe (IFS), José Lucas Lima Santos, está desenvolvendo um projeto sobre a sustentabilidade na apicultura. “Nosso projeto trabalha com as APLs, que é um aglomerado de empresas, uma série de órgãos que trabalham para beneficiar o pequeno agricultor. No nosso caso, é a apicultura dos produtores de mel no alto sertão, em especial”.

A estudante do CODAP, Alice do Carmo Alves, também apresentou um projeto sobre sustentabilidade e enfatizou a importância do programa. “Projetos como esse da Fapitec ajuda o individuo a pensar de forma sustentável e ajuda no desenvolvimento de projetos menores. O PIBICjr abre as portas do mundo porque ficamos muito vinculados à sala de aula. Quando temos projetos como esse oferce a oportunidade de sair da sala de aula e pensar de forma mais ampla. É importante a escola sim, mas projetos como esse também são importantes”.

A professora de Biologia do Codap, Cristiane Ramos Nonato, explica que o aluno que faz parte do PIBICjr desenvolve várias habilidades.  “Eles melhoram a escrita, a forma de lidar com o público e com as críticas porque os professores dão sugestões sobre o trabalho. Então, autonomia, criticidade, melhor emprenho e desempenho na escrita científica. Tudo isso é fruto dessa experiência com o PIBICjr”. 
 
Fonte: FAPITEC/SE

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