quarta-feira, 4 de novembro de 2015

V Feira da Fapitec reúne milhares de estudantes na UFS

Cerca de 200 projetos de escolas e institutos de pesquisa foram apresentados durante a V Feira de Ciências da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE), que aconteceu na última sexta-feira, 30, no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com a Feira de Ciências, a Fapitec/SE encerrou as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Sergipe (SNCT) .

Os estudantes levaram projetos sobre artes com apresentações teatrais retratando a cultura de vários municípios sergipanos. Além de projetos sobre o meio ambiente, tecnologia, robótica e literatura.  Para o presidente da Fapitec, José Ricardo de Santana, a Feira atendeu as expectativas.

“Essa edição segue na mesma linha dos anos anteriores mostrando de fato o que ocorre nas escolas. Um passo a mais para consolidar as ações de popularização   que a Fapitec tem feito, como também a consolidação das ações da Cienart. Esse trabalho tem sido importante não só para mobilizar as escolas, como também para capacitar os professores. Um momento de culminância da ação de popularização da ciência em Sergipe”, destacou Ricardo.

Dentro da Feira de Ciências, aconteceu mais uma edição da Feira Estadual de Ciências, Artes e Tecnologia (Cienart). Uma das coordenadoras da Cienart, professora doutora Eva Maria Siqueira, destaca a importância do evento para as escolas, que são mobilizadas durante o ano inteiro.

“Essa é a V Feira de Ciências da Fapitec. Isso significa que há cinco anos estamos trabalhando e mostrando para a sociedade onde a Fapitec tem investido  recursos de popularização da ciência. Os  alunos e professores que estão apresentando os trabalhos hoje passam o ano inteiro fazendo essas atividades nas escolas. Eles demonstram em um único dia o que eles fizeram o ano inteiro”, afirma Eva.

O professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fábio Branco Rocha, levou para a feira um projeto sobre polinização. “A minha participação no projeto é na conscientização sobre o uso de agrotóxico e os  prejuízos para o meio ambiente e o impacto em cima dos polinizadores. O projeto é mais de extensão e conscientização", explica.

Parceiros
Para a realização da Feira de Ciências, a Fapitec contou com o apoio das seguintes instituições: UFS, Cienart, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Universidade Tiradentes (UNIT), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Secretaria de Estado da Educação (SEED), Embrapa Tabuleiros Costeiros, SergipeTec, Instituto de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho  Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),

FONTE: FAPITEC/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário