quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Estudantes desenvolvem projetos científicos em escolas públicas

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Sergipe (SNCT) segue até o dia 30 de outubro encerrando com a Feira de Ciências da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE). Na última terça-feira, 27, aconteceu mais atividade de interiorização da ciência nos municípios de Nossa Senhora da Glória e no município de Propriá. Durante ação, estudantes de vários municípios apresentaram projetos de ciência que estão sendo desenvolvidos em escolas públicas.

Em Nossa Senhora da Glória, as apresentações ocorreram no Colégio Estadual Cícero Bezerra. Ao todo, foram onze projetos sobre a cultura local, agricultura e educação. O estudante do Colégio Estadual 28 de Janeiro, Tatiane Ferreira, participa do projeto que auxilia alunos do ensino fundamental em disciplinas como Matemática.

“É um projeto de monitoria de Matemática e a gente auxilia os alunos na sala de aula. É muito legal porque relembramos de muita coisa, a exemplo das operações com contas básicas. Além de ajudar as crianças porque um professor não consegue ensinar da mesma forma 40 alunos em uma sala de aula”, explica Tatiane.

Os estudantes também apresentaram projetos sobre a agropecuária no município de Porto da Folha, pesquisa com a mamona, projeto retratando a cultura em Nossa Senhora da Glória, percepção ambiental no sertão sergipano, a poesia indo à escola e outro projeto voltado para o consumo de drogas no Colégio Cícero Bezerra.

Propriá
Já no município de Propriá, ocorreram mais três apresentações do PIBICjr. Um dos projetos destacou a importância de plantas medicinais no município de Aquidabã. O objetivo é destacar as principais aplicações dessas plantas e produzir material educativo para divulgação na comunidade. Os alunos também apresentaram projetos destacando a importância da feira livre de Aquidabã.

O terceiro projeto tem por objetivo aproveitar o esterco de porco para produção de adubo para a horta orgânica na Escola Agrícola de Ladeirinhas. A estudante Mariele Rodrigues Santos conta mais sobre o projeto. “Nós descartávamos o esterco ao redor da pocilga, só que com o projeto estamos desenvolvendo uma esterqueira e vamos fazer compostagem para aplicação na horta que temos na escola. Os dejetos dos suínos possuem características que têm alto potencial de fertilizantes”.

FONTE: FAPITEC/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário