quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O que é?

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT - foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Como Participar ?

Neste site, nos sites estaduais ou em meios de comunicação de sua região, você encontrará informações sobre os eventos que integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Este site traz informações sobre as atividades e os contatos locais, além de notícias, artigos, fotos, vídeos e outros materiais. Aqui você pode identificar o coordenador regional em seu estado e solicitar o material de divulgação da SNCT para sua região ou instituição, como cartazes, folders, vídeos, banners, etc. Se você tiver interesse em ter uma participação mais ativa, divulgando a SNCT ou organizando eventos, vá em frente e pense no que pode ser feito no seu município, instituição de pesquisa, escola, universidade, bairro, associação ou em locais públicos. É importante que você cadastre aqui todas as atividades que pretende desenvolver, pois as informações de todo o país ficarão disponíveis para facilitar o acesso do grande público e da imprensa.

Quem participa?

Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Atualmente, colaboram com a realização deste grande evento as universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

Qual o tema desse ano?

"Ciência Alimentando o Brasil" é o tema escolhido para a 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A motivação para a escolha baseia-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2016 como o Ano Internacional da Leguminosas (AIL).
São exemplos de assuntos que podem ser abordados na SNCT 2016:
1- O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos. Como o nosso agronegócio funciona? Qual é o papel da ciência e da tecnologia?
2- Você tem uma boa alimentação? Como conseguir isso com essa nossa correria diária? A ciência e a tecnologia podem ajudar?
3- A cozinha é antes de tudo um laboratório! Que reações químicas e processos físicos acontecem no preparo dos alimentos?
4- Como assegurar que cada brasileiro tenha acesso à quantidade mínima diária de alimentos? Você já ouviu falar em Segurança Alimentar? Um terço do que produzimos vai para o lixo! Como combater o desperdício de alimentos no Brasil?
5- Os agrotóxicos são um mal necessário? Ou é possível alimentar 7 bilhões de pessoas sem esse tipo de recurso? Alimento geneticamente modificado faz mal à saúde e ao meio ambiente? O que dizem os especialistas a favor e contra? O que você acha sobre isso?
Homenagem Especial

Vamos celebrar também a agrônoma de origem tcheca e naturalizada brasileira, Johanna Döbereiner. Seu trabalho foi decisivo na história da soja tropical brasileira. Graças às suas pesquisas com a bactéria Rhizobium, o Brasil economizou bilhões de reais em adubos e inseticidas nos últimos 40 anos.

Quem Coordena?

A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T (DEPDI), da Secretaria de C&T para Inclusão Social (SECIS).Em cada estado, existem parceiros locais que podem orientar em como participar da SNCT.  A realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa, e de entidades ligadas à C&T de cada região. Muitos estados e municípios já criaram suas semanas estaduais ou municipais de C&T, articuladas com a SNCT.

FONTE: SEMANACT

Nenhum comentário:

Postar um comentário