Popularização: Alunos do ensino superior realizam feiras científicas em escolas
O
projeto “Feira de ciências como possibilidade de construção e
aproximação de conhecimento” tem por objetivo realizar feira de ciências
em escolas públicas. Segundo a coordenadora do projeto Eliana Midori, o
projeto aproxima dos alunos da graduação das escolas. O projeto surgiu
há dois anos, mas só em 2013 o projeto foi submetido ao edital
Olimpíadas e Popularização da Ciência ofertado pela Fundação de Apoio à
Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE).
A professora de Química da Universidade
Federal de Sergipe (UFS), Eliana Midori, destaca a importância do
projeto para os estudantes de graduação. “Em relação aos alunos que
estão na licenciatura é uma aproximação grande com escola. Esse é o
principal objetivo do projeto. Agora em relação aos alunos das escolas e
do público alvo que nós estamos atendendo é exatamente mostrar a
ciência e principalmente a experimentação em ciências”.
Para
os estudantes de ensino médio, a professora Eliana explica que é uma
forma lúdica de entender a ciência. Segundo a professora, muitas escolas
ainda não possuem um laboratório e nas feiras os alunos realizam
experimentos com objetivo de despertar o interesse por matérias, a
exemplo de Química.
“Como eles não tem laboratório, já que
nem toda escolas públicas tem laboratório e que não funciona
adequadamente, então é exatamente isso que eles estão querendo mostrar.
É chamar atenção para ciência e principalmente para química por que é
uma disciplina que os alunos não têm tanta afinidade. Então a gente
chama atenção e eles passam a gostar e a participar das feiras de
ciências. Nessas feiras de ciências não são os meus alunos que fazem os
experimentos, eles quem tem que fazer os experimentos, apresentar e
construir”, explica Eliana.
O
estudante de Química Genisson Barbosa Teixeira faz parte do Programa de
Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e destaca que o
projeto de Feira de Ciências nas escolas promove mais ainda essa
interação do professor e aluno. “Acho importante porque a gente tem mais
um contato com escola antes mesmo de passar por estágio ou entrar no
mercado de trabalho. Então esse projeto tem uma função de promover essa
convivência do acadêmico e escolar no ensino médio. Também proporciona a
gente aprende um pouco mais das ciências, principalmente a questão do
experimento que a gente trabalha com experimentos cada vez mais
aperfeiçoado na área de química e aprendendo coisas necessárias para o
nosso futuro”, destaca Genisson.
Genisson ainda explica como é realizado
um dos experimentos que desperta muito a atenção dos estudantes,
conhecido como sangue do diabo. “Uma pessoa mancha a roupa que tem
coloração avermelhada ou rosa e quando seca a gente percebe que a mancha
sumiu. A explicação para isso é que na solução que foi preparada tem
hidróxido de amônia que é uma solução básica, álcool que é uma solução
ácida e a fenolftaleína que é um indicador ácido base. Em contato
com ácido a fenolftaleína indica que a solução é transparente. Em
contato com a solução básica a fenolftaleína vai indicar uma coloração
avermelhada. A mancha some justamente porque a amônia em contato com
água evapora rápido e a solução vai voltar a ser ácida novamente por
isso conhecido como sangue do diabo por que esse experimentos eram
utilizados nos carnavais e tinha aquele impacto por que a mancha sumia
com o passar do tempo. E na verdade a explicação é que amônia evapora e
a solução volta a ser ácida novamente”.
Edital de Popularização
O edital de Popularização é lançado
anualmente e tem por objetivo apoiar projetos institucionais de
popularização da Ciência e Tecnologia das universidades, instituições de
pesquisa, museus, centros de ciência, planetários, fundações, unidades
de conservação, entidades científicas e outras instituições,
apresentados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O
edital ainda incentiva atividades que propiciem a difusão e
popularização da ciência e tecnologia junto à sociedade sergipana e
promovendo a divulgação científica em ações de inclusão social e redução
das desigualdades.
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